quarta-feira, 6 de setembro de 2023

 126) Mas e a Comida no Ushuaia?

Um dos meus queridos leitores me perguntou sobre a comida por aquelas bandas da Argentina! Respondi: “Importante questionamento, vou escrever!” De fato, essa é uma dúvida recorrente quando se visita um país diferente - todos são diferentes - pois em setembro do ano passado (2022), tive um "choque alimentar" visitando Israel por uma semana e essa era uma das preocupações que não me ocorreram investigar a tempo. Felizmente tive pelo menos uma valiosa recomendação de meu vizinho, de origem Israelense, dando uma boa dica a respeito de dois sanduiches típicos da Região, o "falafel" que é com grão de bico e o "chuarma", com carne de carneiro que valeram a pena experimentá-los e repetir!

Durante toda aquela viagem passamos algumas dificuldades pelo forte condimento usado em sua cozinha. Pior, o “tal de alho” era presente em quase tudo, para meu frontal desagrado! Coisa de Família que vem desde minha infância. Ninguém o tolera... Alguns outros sabores, inclusive das “perigosas” pimentas, eram de excelente sabor, desde que apreciado com moderação!  Até parece comercial de bebida alcoólica, mas bem aplicável ao caso. Quase ao final do período, bateu uma vontade imensa de comer uma comida brasileira e nas andanças por Tel Aviv, cidade com quase meio milhão de habitantes, encontrei para minha felicidade, um Mc Donald!

Que ironia! O mais tradicional restaurante americano, me fez sentir em casa! Melhor dizendo: Num shopping qualquer do nosso Brasil. Então finalmente um “sabor conhecido”, nem tão bom. Devorei um Big Mac com tamanho entusiasmo junto com suas excelentes batatas fritas!

Agora voltemos para a Argentina: Não foi a Buenos Aires? Então vá! Saiba que é uma das melhores cidades do Mundo para se comer bem, fartamente e “ainda” com preços acessíveis! Se visitado o Puerto Madero, na cidade Portenha, retiro a observação de “preços acessíveis”! Mas num jantar ou almoço em um dos “Palácio de Las Papas”, vale muito a pena! (Em 2019 já tinham alguns deles fechados pela crise da pandemia e sua particular crise econômica!) Trata-se de restaurante especializado em “papas fritas” – batatas fritas – peça “papas suflê”. A batata feita num corte tipo chips no secreto processo de fritura, elas incham e ficam tipo bolas de ping-pong! Sensacional! Muda o sabor? Claro que não, mas a curiosidade e o fato de virem com verdadeira bolsa de calor, torna-as muito especiais. Ordenar um “bife de chorizzo al punto”, come-se um assado que merece ser feito de joelhos!

 


E as demais quarenta e três refeições, feitas em 22 dias dessa viagem ao Ushuaia? Bom. Na volta se passa novamente em Buenos Aires, é obrigação repetir, aproveite um passeio a San Telmo e conheça o restaurante Desnivel, com seu assado de tiras - aquela costela de corte bem fino e ripas estreitas, que em princípio sinaliza se tratar de gado jovem, que são maravilhosas! Assim ficam apenas 42 refeições pendentes desses vinte e dois dias em viagem ...

Confie no comer bem. Melhor, comer muito bem! Estamos na Argentina e é daqui que se encontram as melhores carnes de gado do Planeta! Cultuam bois Aberdeen-Angus, cujo sabor é insuperável! Essa raça, nativa da Escócia, é uma das mais antigas do Mundo! Remonta ao gado aborígene que pastava no Nordeste Britânico, na área dos condados Aberdeenshire e Angus. Não só de deliciosos assados, que são encontrados em toda a Argentina, mas de outras excelentes provocações gastronômicas!

Numa oportunidade dessa viagem, o ônibus fez uma parada na estrada, num “comedoro”. Confesso de aspecto não muito atraente, isento de qualquer requinte mas limpo. Havia uma opção de um tal “puchero”! Caldo de sopa oriundo de retalhos de churrasco, permeado de uns dez legumes diferentes. Cor escura sem despertar gula, no entanto de um perfume, que ao lembrar, me corre água da boca! O sabor? Delicioso! Lembro que para mim e Elaine serviram um vasilhame enorme com muitas lascas de carne e osso buco! Como todo prato que servem na argentina, achei um exagero sua enorme quantidade. Pois comemos tudo! Foi de lamber os beiços!


Alguns restaurantes, exibem provocantes vitrines com um círculo de tijolos em seu fogo de chão com tocos de madeira. Ao seu redor ovelhas inteiras sendo assadas no espeto de madeira! Provocam um apetite glorioso, irresistível.

 


Assim outros pratos fomos experimentando e afirmo que não tive nenhuma decepção. O forte de toda viagem sempre foram as boas carnes, embutidos, rins etc., com qualquer estilo de preparo. A “parrillada” não se pode recusar! Ir para a Argentina, (no Uruguai também!) tem como obrigação gastronômica!


Some-se inegavelmente os “vinhos nacionais” de muito boa qualidade! Bebi muito? Claro que sim, mas sem criar dependência química a pôr em o risco de negar os vinhos da nossa Serra Gaúcha, quando voltar para casa!

Nos hotéis, o “desayuno” sempre muito bem servido como é padrão em hotéis de quatro estrelas, que era nossa realidade constante. Digamos plenamente satisfatório e cumprindo o hábito local, de ser sempre muito farto! Hotéis, como disse, categoria quatro estrelas, com limpeza e  atendimento satisfatório! Como sempre levo meu próprio travesseiro, nem senti saudades do meu “Sacro Santo Quarto de Casa” ou minha gostosa “cama queen” que sempre me acolhe!


 [F1]

12 comentários:

  1. Caro Fausto.
    Ótima descrição dessa gourmandises.
    Em fim. Me deu FOME!

    ResponderExcluir
  2. Caro Fausto, como sempre suas escritas e descrições são maravilhosas...mas fiquei curioso sobre as suas refeições em Ushuaia, pois lá é obrigatório experimentar uma centolla inteira retirada do aquário na frente do cliente... vocês não provaram ?? É deliciosa ... abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha lendo esta crônica me abril o apetite !!!!

    ResponderExcluir
  4. Fausto
    Viajar pela Argentina e Uruguai sempre foram extremamente gourmets. Não tem como errar. Falando dos citados "falafel" e "shawarmas", adoro qualquer um dos dois. Já fui "freguesa" assidua de uma shawarmeria.
    Uma das experiências mais interessantes nas viagens é a gastronomia.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre descrição minuciosa q até sinto o gosto dessas iguarias. Continue viajando p nos contar tudinho na volta... Abração primo!

    ResponderExcluir
  6. A impressão que temos é que estamos provando cada um desses sabores! Descrição perfeita!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei este passeio com expêriencia nunca vivida com 50 pessoas juntas em 22 dias, fazendo tudo junto é para poucos. E realizamos três encontros com a turma e tem um que tem contato até hoje.

    ResponderExcluir
  8. Ri muito sobre o "alho" que vc sofria aqui no Rio, porque o carioca adora. A gastronomia é um dos prazeres nas viagens. E as carnes na Argentina são maravilhosas. Fiquei com água na boca nessa crônica genial.

    ResponderExcluir
  9. Muito bons relatos de viagens! O bom é aproveitar s vida, como vc faz, viajar, comer bem e se sentir satisfeito !! Parabéns , informações ótimas de viagens!!

    ResponderExcluir
  10. Agradável crônica Faustinho ...
    Vídeo

    ResponderExcluir
  11. Que crônica mais gostosa!!! Deu água na boca! Besitos aqui de Barcelona

    ResponderExcluir
  12. Que venha o Milley para ajudar os Hermanos e voltarmos logo a visitar nosso vizinho com mais tranquilidade! Carne de primeira a qualquer hora!!! Parabéns Fausto!

    ResponderExcluir