128) Gosto demais de viajar, mas a Israel eu...
No início do ano de 2021, recebi via Internet uma daquelas propostas para viajar a Israel por um preço absurdamente baixo, sinalizando que eu teria poucos minutos para confirmar a compra a viajar ao final de 2022. Comprometia o cartão de crédito a pagamento a vista e, outras ameaças, ou melhor, outras condições para fechamento imediato, que evidentemente me encheu de dúvidas fazendo imaginar, isso é “gópi”!
O anúncio insistia provocando com sua contagem regressiva ao encerramento da promoção. Era quase meia-noite e minha desconfiança só aumentava, mas a tentação era maior. Fechei os olhos e confirmei a compra! Evidente que o cartão de crédito cobrou o pacote na sequência. Como a proposta era de fato de valor ridículo para um casal, considerando embarque em São Paulo, voo até Roma e na sequência Tel Aviv – ida e volta - com seis diárias em hotel três estrelas! Muito barato. Não revelei a ninguém, pois tinha certeza que o golpe me pegara e não queria ostentar a pecha de idiota assumido!
Surpresa! Tudo confirmado. Fielmente como comprometera o seu anúncio! Voos, hospedagem perfeitos e completos! Parabéns Hurb! Setembro do ano passado, 2022, lá fomos nós conhecer a Região que jamais pensei visitar: - Israel!
Em Tel Aviv hospedamos há uns 50 metros da praia. Imagine uma
pequena Copacabana, só que com um “mar bem mais calmo”, afinal de contas, é o
Mediterrâneo com barreiras de contenção e uma brutal e gloriosa diferença, pois aqui podemos observar o pôr-do-sol
à beira da praia!
Caminhar, conhecer a cidade é um belo programa, que por ser plana, torna o ciclismo e o patinete – elétrico - igualmente atraente. Registre-se a sensação de plena segurança e tranquilidade até ao transitar por ruas e vielas de menor movimento. A nota que não merece elogio, é quando se passa algum trabalho a obter informações. Todos falam inglês fluente, mas não é aí que “trava” a comunicação. Tem-se a clara impressão de que todos estão com muita pressa e parar para atender questionamento de turista estrangeiro, não lhes é nada prazeroso, se é que me entendem...
Fizemos dois “tours” que me chamaram atenção: Belém e Jerusalém. A
primeira importante a qualquer Cristão, pelo local da Natividade, a emoção é
grande e estimula a Fé Cristã de forma surpreendente!
Nessa mesma excursão passamos por Nazaré onde o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que daria a Luz ao Cristo. Nesse local – quase uma Capela – um Sacerdote leu um trecho da Bíblia em Hebraico, para um público talvez de umas cem pessoas. Subitamente ele pergunta se alguém poderia ler o mesmo em espanhol, e o fez olhando diretamente a mim. Aceitei serenamente e de bom grado. Somente após fazê-lo, é que me dei conta da responsabilidade e da honra que me era concedido naquele momento. “Algo” que já percebia a Elaine, minha esposa, que a tudo observava num misto de alegria e pasmo!!!
Mas foi Jerusalém, o local da mais grave emoção. Fantástica construção atribuída ao Rei Salomão, que destruído seu Terceiro Sítio por Nabucodonosor em 586 a.C. se reergue e preserva uma parte de seus muros, hoje o Reverenciado Muro das Lamentações, onde a morte não chega, me assegurou o Rabino Álvaro, que conhecemos durante o passeio! Local de inenarrável concentração de Energia que palavras não descrevem, não decifram! Mágico! Sagrado!
Nesse passeio tive o privilégio e ao acaso, de interessantes amizades e ao conhecer Álvaro, brasileiro do Espírito Santo, Rabino de cultura avançadíssima que ao acompanhá-lo tive uma imersão completa na Cultura Judaica!
Por um lado, lamentei o que a Igreja fez com o passar de tantos anos, ao construir coisas sobre essa Tumba Sagrada, descaracterizando-a completamente em seu lado externo. Entanto seu interior permanece no mais profundo clima de devoção e luto, que por mais insensíveis que sejamos, nosso coração é tocado!
Triste mesmo, mas de visita obrigatória, foi ao Museu do Holocausto! Inacreditável que em pleno Século XX tenhamos vivenciado tamanha perseguição a um Povo! Pois o Museu está lá para nos alertar a capacidade de ação cruel de um Governador, quando toma para si o poder sem limite. Odiosa e cruel ditadura. Que jamais tenhamos nova edição de tamanho crime à Humanidade!
Recomendo com entusiasmo: - Visite Israel. Há um Mundo Judaico Cristão a ser reverenciado que vale muito a pena! Por mais agredido que é o Estado de Israel, lá se encontra na rua, nos Templos, segurança, uma Paz Verdadeira e aproximação ao Eterno!
Incrível a "sorte" que vcs tiveram ! Parabéns! Fantásticas informações ! Agradecemos pelo teor das informações ! As viagens, sempre se apresentam, fantásticas ! Siga em frente!!
ResponderExcluirParabéns por mais uma brilhante coluna! Bela e fiel descrição dos lugares visitados. Abraços. Bidart
ResponderExcluirParabéns Fausto. Muito bom. Vou mandar pro Nario Pocztaruk
ResponderExcluirEsqueci de assinar. Sergio PEGORARO. E nome certo é Mário
ExcluirEspetacular viagem e igualmente a coluna!
ResponderExcluirParabéns Fausto!
Que riqueza de detalhes em sua descrição!!! Quase me sinto participando dessa aventura! Parabéns!!!
ResponderExcluirViagem maravilhosa e uma narração perfeita. Parabéns Fausto, adorei abraço
ResponderExcluirBidú
ResponderExcluirExcelente texto , claro e objetivo. Experiência fascinante.
ResponderExcluirFausto, gostei muito da crônica que conta mais uma de tuas viagens. Pontos que me chamaram a atenção. Um o ter passagem bíblica em espanhol, para que os demais turistas, que possivelmente como tu, não entendiam a língua falada no hebraico. Outra a coragem de na calada da noite passar teus dados do cartão de crédito nesse mundo virtual de golpe sobre golpe. Qua essa narrativa não sirva de motivação para que teus leitores façam o mesmo. Foi um milagre, possivelmente Deus te enviou para servir de um de Seus servos como que transmitiu uma passagem do livro sagrado, aos colegas de excursão.
ResponderExcluirParabéns
* ter lido
ResponderExcluirOi priminho
ResponderExcluirMuito bom
Israel está no meu radar! Qto ao pacote tivestes sorte heim? Muita gente se ferrou recentemente …. Mas que bom! Conseguiram fazer essa viagem e nós nos deliciamos com tua crônica! Bjos Lina
Maravilhoso texto. Ainda não tive a oportunidade de conhecer Israel, história e mistérios. Quem sabe não me aparece uma dessas oportunidades?
ResponderExcluirQue crônica maravilhosa e que narração esplêndida!! Fiquei com muita vontade de conhecer Israel. Parabéns!!
ResponderExcluirFico cada dia mais culto com tuas cronicas Fausto!
ResponderExcluirEspetacular. Segue em frente com tuas narrativas as quais nos envolvem de tal forma que parece que fomos (fui) junto.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar essa sua viagem. Maravilhosa sua narrativa. Detalhando seu passeio a Terra Santa.
ResponderExcluirGenial como sempre! Viagem maravilhosa! Aguardo a próxima. Abç
ResponderExcluirBem legal Faustinho..
ResponderExcluirUm passeio a Terra Santa numa "viagem espiritual ".
Video
Meu amigo de Infância, ainda um grande amigo Álvaro Trindade, Show , muitas felicidades para vc.
ResponderExcluirFantástico meu grande amigo Fausto
ResponderExcluirViagem Fantástica forte emoções parabéns .
ResponderExcluirVivi a viagem.novamente com sua escrita
Texto muito bom, permitindo viajar junto
ResponderExcluirUma cultura diferente que permanece o contraditório.
ResponderExcluir