quarta-feira, 22 de setembro de 2021

71) Campanha Eleitoral para Prefeito!


As Campanhas Eleitorais no final da Década de Sessenta tiveram uma marca muito especial para mim. Lembro 1968, quando pela primeira vez que exerci o Direito do Voto, foi para Prefeito Municipal de Jaguari. Isso foi pouco menos de um mês antes de ser decretado (13 de Dezembro de 1968) o Ato Institucional n.5, que fechou Congresso Nacional e abriu novo período de repressão política. Nessa época não haviam partidos políticos, eram apenas “movimentos”. Então existia apenas o MDB & ARENA.

O mais marcante para mim foi na realidade, que meu irmão mais velho, o Sérgio Diefenbach era o candidato à Prefeitura Municipal da minha Cidade. Óbvio que me lancei na campanha com o maior entusiasmo político imaginável! Eu era muito próximo desse irmão, dividíamos até o quarto da nossa casa, e na alegria da juventude, tudo é divertido, tudo é festa! Dado ao Regime Militar da época, algumas proibições coexistiam com nosso dia-a-dia, um deles, era proibida a propaganda eleitoral. Alguns cartazes eram impressos “discretamente” nas gráficas da cidade, mas suas distribuições, muito às escuras.

Num determinado dia, juntei três amigos que comungavam com minha “decisão eleitoral” e fizemos uma forte ação de propaganda, colando cartazes e pichando com cal branca as calçadas e calçamento em paralelepípedo, de toda a avenida principal. Eram “chamadas” conclamando o voto em nome do Sérgio e de seu vice o Dr. Vielmo. Passamos a noite toda pintando, colando, colorindo festivamente a cidade!

Na manhã seguinte em casa, me deixaram descansando até mais tarde. Foi Sérgio quem me
acordou:

- Acorda guri! Ficou muito bonito o trabalho de vocês!

- É?! Deu bastante trabalho! Então valeu a pena!

- Sim valeu a pena! Mas tem um “porém”: - Fui chamado ao Diretório do Partido pelo Presidente, que recebeu Ordem do Juiz para retirar a propaganda colada e limpar as pinturas, já!

- Tu tá louco! Não faço isso nem que eu apanhe na cara!

- Minha candidatura será caçada!

- É?! Que merda! Vou convidar os mesmos amigos! Acho que eles topam!

E assim, o mesmo grupo que na noite anterior fazia um trabalho tão orgulhoso, extravagante, estava lá arrancando panfletos dos postes e lavando o solo com escova de chão polvilhando areia... Poucos, muito poucos mesmo, assistiam de passagem com um leve sorriso no rosto! Além da humilhação, já cansados, as vezes escorregava a mão e a esfregávamos no solo, esfolando como podem imaginar! Deitamos muito tarde, todos exaustos e aborrecidos!

Dia seguinte, fui poupado novamente a dormir até um pouco mais tarde! Sérgio foi quem teve “coragem” de me despertar novamente e já não me chamou de “guri”:




- Fausto. Temos um problema: Dessa vez eu fui chamado no Fórum!

- Hummmm... E daí?

- O Juiz disse que mandou “limpar o calçamento, não lambuzar o branco da cal! ”

- NÃO VOU! Voltei para casa com os dedos sangrando e esse desgraçado não gostou?! Que vá a merda! Esse juiz está maluco. Não vou nem que a vaca tussa!

- Minha candidatura será caçada!

- É? Será que ele terá coragem de...

- Tem sim!


- Bueno! Resta uma alternativa!

-É? Qual seria?

- Suicídio! Então vou que é mais fácil!

Mais uma noite inteira, fria e desolada a lavar ruas e calçadas da minha cidade. Dessa vez com apoio de outros amigos, mas não menos doloroso! Que coisa triste ver tanta autoridade de uns, em detrimento da alegria de outros...

Ano seguinte, me mudei para Porto Alegre para estudar, fazer Curso Superior e nunca mais me meti em atividade político partidária. Tenho as mesmas convicções de então, mas sem manifestações públicas, apenas voto! Também não disponibilizo meu nome para competir. Creiam-me, é muito mais simples, mais fácil!

Viva a Democracia! 

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Dirceo, Sérgio ficou em segundo lugar em sua coligação partidária e perdeu por apenas dez votos!

      Excluir
  2. Que trabalho! E foi nesta eleição que perdeu por 5 votos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram apenas dez votos de diferença, que não lhe concedeu a vitória!

      Excluir
  3. Boa lembrança !! pior que quem denunciava eram os próprios "companheiros". Na época concorria mais de um candidato pelo mesmo partido.

    ResponderExcluir
  4. Descobri onde e quando foram as tuas primeiras incursões em propaganda e marketing e também teu "estagio"no departamento de limpeza de Jaguari
    Abraço. ..Vídeo

    ResponderExcluir
  5. Lembro bem dessa eleição Fausto. O Sérgio perdeu por 10 votos para o Vando Reghelin, do mesmo partido...do outro lado concorria Ernesto Azevedo pelo MDB...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso querido "Zezinho", josé j.m. azevedo tem uma memória invejável. És nosso "Google Vivo"!

      Excluir
  6. Que loucura ter que desfazer tudo
    ...que trabalheira!

    ResponderExcluir
  7. Com tanto lava, lava, esfrega, esfrega, dava até para fazer parte do filme Karatê Kid...rsss...

    ResponderExcluir
  8. Perdeu pro Vando? Dessa eu não lembrava! Só lembro qdo ganhou nosso amado tio Davi!
    E viva a Democracia!! Sempre! 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir