
Interessante como nossas Vaidades Humanas necessitam de reabastecimento e melhor ainda quando frequentes. Seja um elogio, um comentário construtivo sobre um trabalho bem feito, um gol bem marcado, a boa roupa, o bom cabelo, a maquiagem elegante, a beleza física enfim. Muitos, de personalidade mais forte ou de autoconfiança exuberante, negam sua necessidade e aparentemente até rejeitam com veemência. Já não sei se são sinceras!
Por modéstia ou até por “falsa modéstia” reconheço que as vezes causa cábula e até constrangimento, quando não for contrariedade explícita. Então, com um certo cuidado podemos usar todo o dia porque vai ajudar a alguém, podem apostar. Cautela então seria por conta de parecer demagógico. Em se tratando de elogiar seu chefe no trabalho, cautela redobrada, pois são poucos os que aprovam e faz valer aquele dito popular que diz “o saco do chefe, é o corrimão do sucesso!” Pode funcionar na contra-mão e o resultado será desastroso!
Há alguns anos, estive na minha Terra Natal por um daqueles momentos esperados, mas de profunda tristeza, a despedida derradeira do Sergio, meu irmão mais velho.
Era Verão, época em que se colhem os bons tomates maduros na Região, fruta que sou fã! Pois uma qualidade de tomate que só encontro por lá, é o “Coração de Boi” que pelo seu formato, obviamente leva esse nome. Fruta com a composição de polpa com poucas sementes e um sabor dos deuses! Só mesmo na Itália para essa fruta ser comparada com as de Jaguari, posso garantir. A época de colheita dessa qualidade é curta e ainda por cima escassa.
Vasculhei nos supermercados e fruteiras da cidade sem sucesso. Entretanto me garantiram que na Cooperativa Agrária São José eu conseguiria e lá
fui eu. Nas prateleiras, nada. Inconformado fui à operadora do caixa pedir socorro, quando me recomendou falar com o gerente, pois havia chegado há pouco algumas caixas
de tomates do interior. Ele distribuiria logo mais, talvez me privilegiasse
pegá-los já!
Chamado o tal gerente, me atendeu com extrema cordialidade e fomos ao estoque a procurar a dita guloseima. Já estávamos no mês de janeiro e aqueles muito desejados, já não se colhiam mais, para minha decepção. Alternativa seguinte foi comprar o tomate “Gaúcho”, também muito saboroso, e que dá uma fruta enorme e repito, os de Jaguari tem um sabor especial, maravilhoso, pelo simples fato de que só são tiradas do pé, quando maduros, esse é o "raro segredo" que os faz diferenciados! Selecionei alguns e aí surge a natural troca de gentilezas num diálogo informal, ele puxando assunto:
- O senhor é daqui da Cidade? Tem algum parente?
- Sim. Sou da Família Diefenbach
- Ah sei! Foi teu parente que faleceu ontem!
- Sim foi. Era meu irmão!
- Não era mais tão jovem, né?!
- Sim. 86 anos felizmente bem vividos!
- É! E o senhor, que idade tem? Uns oitenta e???
- Bem. Há dois meses atrás eu fiz setenta e um!
Silêncio sepulcral entre nós. Acabou a conversa. Gostei, que pelo menos ele ficou bastante “vermelho” pela gafe! Não tinha como puxar mais assunto, obviamente... Nada demais que eu não supere em dez a quinze anos de terapia diária!!!
É. Adivinhar idade sempre incorre em alto
risco. Tratei de logo pesar meus tomates, passar no caixa e “vazar”! Reservei
alguns minutos para refletir sobre o aspecto jovial, que me abandonou há tantos
anos! Só mais tarde consegui partilhar com Elaine e rir da situação! O gentil “elogio”
não me deixou pior, mas o estado de constrangimento do cara e seu rosto contorcido,
foi o melhor acontecimento daquele dia!
Muito bom.
ResponderExcluirEsses comentários sobre idade prefiro evitar. Sou completamente sem noção.
Miriam, a sutileza não é uma virtude muito comum, todos sabemos, mas tem "alguns" que exageram na dose de sinceridade! Hehehehe... Muito obrigado por comentar. Quinta-feira tem mais!
ExcluirAhahah meu querido amigo e Irmão quanta verdade em tudo que escreveste. Realmente eu adorava quando me perguntavam a idade e eu dizia e quem me perguntava dizia: mas não parece! Agora na flor dos meus quase 71, cabelo totalmente branco, a vaidade se foi!! Mas o importante é a idade mental e física a cronológica é só um detalhe. S:.F:.U:.
ResponderExcluirÉ meu Irmãozinho, o tempo passa e vamos perdendo o charme, em compensação a Sabedoria vem para superar tudo! Obrigado pelo teu comentário!
ExcluirQUE GAFFE O CABOCLO COMETEU FAUSTO. AO MENOS FICOU VERMELHO COMO UM TOMATE!
ResponderExcluirINCRÍVEL COMO TEM GENTE,"JEITOSA".
Caro Ivan, a sutileza não é uma virtude muito comum! Hehehehe...
ExcluirCoisas da vida,mas somos um pouco narcisista,fugindo do espelho,hehe.
ResponderExcluirFugir do espelho, numa "certa idade" é em legítima defesa!!! Obrigado por comentar. Da próxima - que será quinta-feira, ao comentares, por favor coloca teu nome na sequência!
ExcluirLembrei de uma Amiga, filha do maior tradicionalista que passou por Jaguati. Não era minha colega, eu tinha uns 12 anos Ela uns 16, muito bonita (até hoje) quando perguntavam a idade Ela dizia: Sou muito velha .... , mas quantos anos ?, "sou do tempo que era falta de educação perguntar a idade para uma mulher".
ResponderExcluir🤣🤣🤣🤣
ExcluirMenina experta, hein Marco Aurélio! Obrigado por colocar esse "adendo"...
ExcluirPutz! Mas que furada desse rapaz! Tomara q tenha aprendido a não dar opinião p ninguém qdo se trata de idade...
ResponderExcluirTânia, sempre tem alguém ao redor, para nos "dar uma forcinha"!!!
ExcluirVeio vaidoso! 😳😳😂😂😂
ResponderExcluirMuito vaidoso!!! Mas não dá para aguentar de envelhecerem uma década, quando já se está em declínio...Hehehehe... Da próxima, coloca teu nome após o comentário para que eu poça "agradecer" pessoalmente...
ExcluirRi muito! É triste! Deverias estar muito mal dormido. Rsssssssss
ResponderExcluirGostei do teu comentário. Gostaria de ter nele o teu nome. Qualquer dificuldade com a plataforma, mande o mesmo comentário através do e-mail faustogmd@gmail.com
ExcluirMuito bom, ri muito!! Posso imaginar a cara dele com a gafe e vc com cara de paisagem! Hehehehe
ResponderExcluirÉ Kátia, tenho dito que sutileza não é uma virtude muito comum... Tem gente também, que confunde sinceridade com falta de educação... Não foi esse caso, pois pela sua cábula, até que ficou divertido!!!
ExcluirComo diria um grande amigo meu a esse senhor: "sutil que nem vaca na horta".kkk
ResponderExcluirGrato pelo seu comentário. Na próxima, assine logo após o dito comentário para poder agradece-lo formalmente!!!
ExcluirReàlmente um abacaxi este de adivinhar idade. Nesta eu não me meto. Me lembro até de num curso da IBM, para mostrar a agilidade de um programa, pedia o instrutor que as secretarias inserissem no computador alguns dados tais como preferência de local em ferias, bebids pregileta, e IDADE. O fato é que só uma ou duas preenchiam e as avaliaçoes daquele instrutor caiam...
ResponderExcluirPois é CAlex, nosso trabalho em sala de aulas, em especial na requintada e exigente IBM, era duríssimo e para se obter uma avaliação boa, exigia um es
Excluirforço Hercúleo!!!
Isto aconteceu comigo nesta semana duas vez . É uma situação chata para ambos.
ResponderExcluirElaine Diefenbach
É Nanícula, as gafes acontecem! Hehehehe...
ExcluirEu nunca fui boa em adivinhar idades... procuro evitar mas qdo a pessoa diz espontanemente a idade, procuro elogiar algum aspecto jovial que ela apresenta: sorriso, corte de cabelo, tipo da roupa...
ResponderExcluirObrigado por ler, minha querida Suely!
ExcluirÉ Suely, sempre aparece um curioso a identificar idade e as gafes ocorrem! Hehehehe...
ResponderExcluir