quarta-feira, 24 de maio de 2023

112) Repercussão de uma Bela Reportagem.


Nessa última sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, fui alvo de uma reportagem através da RBS TV, no Programa “Globo Esporte”. Fui entrevistado a relatar o sério acidente de paraquedas que sofri, há vinte e três anos, por muitos esquecidos menos eu é claro, que é tema central do meu livro “Paixão de um Paraquedista”. Está escrito mas ainda não publicado, pois esperava um momento como o de agora - com toda essa publicidade que se deu - a conduzir a alguma Editora!!!

Logo após a inserção no Canal 12, ocorreu algo impressionante que o trabalho da TV fez repercutir, na minha cabeça, durante todo aquele dia. Foram mais de cem telefonemas de amigos, parentes, conhecidos, ex-alunos e clientes que me telefonaram. Ainda a contar muitos abraços e brincadeiras trocadas ao vivo, dois dias depois quando fui a Arena, no Grenal de domingo! De fato, a força desse canal de comunicação nos encantou e edificou meus “Dias de Graça Plena”!

Tudo começou nem por conta do escândalo espanhol de racismo enlouquecido sobre Vini Jr., que entristeceu o Planeta inteiro, mas de um fato que escrevi sobre o gremista Elias Teixeira, na crônica semanal número 104, com o título “O Esporte Salva. Lá, relatei da vítima de desmedida violência com pedrada na cabeça”, ao chegar ao estádio também para assistir um Grenal. Foi para ele uma brutal soma três dias em coma com longos dias de cuidados médicos e a convicção de que nunca mais assistiria a um jogo de futebol ao vivo! Pois consegui reverter sua traumática decisão, levando-o a Arena do Grêmio nos 3X3 do jogo contra o Bragantino, 16 anos depois de seu acidente!

Na sequência, Zé Carlos, Dirigente Gremista, foi quem convidou, a Família do Elias, eu e Elaine a assistir um jogo em camarote na Arena de sua responsabilidade e lá fomos nós! Elaine conversando com a jornalista presente no mesmo camarote, Heloise Bordin, contou da minha epopeia de 12/09/1999. Querendo saber mais, como todo Profissional de Imprensa, questionou a publicidade daquele acontecimento, quando mostramos cópia da reportagem ZH daquele fatídico dia! Pois isso despertou seu faro jornalístico e me convidou a uma entrevista com o Mateus Trindade, que com a Equipe da RBS fez um belo apanhado daquele fato!

Assim, foi feito um “resgate histórico” a quem lembrava daquele longínquo acontecimento, que não soube o desenrolar e sequência dos acontecimentos. Esclareceu-se assim de que o “cara acidentado” sofreu, penou, mas está vivo alegre e feliz contando sua História. Assim se completou e se exibiu o “final feliz” cheio de agradecimentos aos envolvidos emocionalmente e na prática e suas trágicas consequências, que por sorte e competência da Equipe Médica – Dr. João Gomes - sem intercorrência de sequelas. Felizmente!

Minha intenção agora é afirmar, que além do livro que um dia há de ser editado e publicado, darei sequência aos fatos através das próximas duas crônicas semanais. Começarei a partir do próximo primeiro de junho, contando a iniciação desse desafiante esporte e sua sequência que culmina, mas não encerra, as aventuras que me levaram literalmente, a VOAR por mais de 350 saltos, em diversos aeroportos/locais, incluindo até ao Uruguai, Paraguai e Estados Unidos.

A apresentação dessa crônica, está no “link” logo abaixo com a inusitada entrevista que foi ao ar contando resumidamente o calor daquele acidente que mesmo me ameaçando ceifar a vida, ocasionou uma curva de 180 graus em tudo na minha vida. Foram geradas muitas revisões de conceito e postura, que posso afirmar com todas as letras: "Nasceu um Fausto Novo”, não sei se melhor ou pior, mas renovado que muito aprendeu com as dificuldades – como sempre acontece - e certamente crescido o suficiente a apreender em especial, o quanto podemos e devemos agradecer a cada dia que amanhecemos! 


https://globoplay.globo.com/v/11631366/ 





28 comentários:

  1. Nas quintas-feiras é a primeira coisa que faço. Ler a crônica da semana no blog do Fausto Diefenbach. Este costume foi crescendo e hoje virou um vício, quando ainda não está publicada fico me perguntando o que ocorreu. Hoje revivi o acidente, a reportagem e a motivação que voltou no escritor em nos brindar com toda a história que será publicada em livro. Parabéns mais uma vez, uma crônica que prende o leitor até o fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dirceo por acompanhar e comentar minhas crônicas! São os comentários que me motivam "ir às letras"!!!

      Excluir
  2. Super show! Parabéns pela crônica e pelo resgate de momentos tão importantes em tua vida! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Momento importante que literalmente mudou o rumo da minha Vida, em especial por "continuar vivo!"

      Excluir
  3. Grande Fausto, suas crônicas são maravilhosas...e esse incidente da sua queda nos sensibilizou a todos. Vamos em frente...ainda temos muita lenha para queimar.... abraços.

    ResponderExcluir
  4. É um prazer ler tuas crônicas toda quinta feira e essa em especial por estar sendo contada pelo protagonista da qse tragédia fatal. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Tânia, prenúncio de uma tragédia, acabou se tornando um momento da minha Vida para mu
      danças necessárias...

      Excluir
  5. Parabéns Fausto,bela crônica, só esperando o livro,abraço!

    ResponderExcluir
  6. Que bela historia! parabéns meu amigo Fausto!! aguardamos pelas próximas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler, Vedoi. Próxima quinta-feira conto como inicie no paraquedismo...

      Excluir
  7. Nós que acompanhamos teu acidente e recuperação , ficamos felizes por poderes estar relatando o mesmo .Vamos aos demais relatos !E viva a Vida !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. Tive oportunidade única de estar frente a um "evento fatal," e sobrevivi! Viva a Vida!

      Excluir
  8. Grande Fausto quem o conhece sabe de sua obstinação por aventuras, desde tenros anos de tua vida. Esse imprevisto acontecido no teu "salto quase mortal" assim se pode chamar porque foi muito arriscado, mas graças ao bom Deus tudo terminou bem ao final. Continua tua senda de ótimo "escriba" queremos ler muito teus relatos. Forte e tríplice abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler meu caríssimo conterrâneo. Próxima quinta-feira estarei contando como me iniciei nesse esporte tão desafiador. Conto novamente com tua leitura e "distribuição adiante!"

      Excluir
  9. O que o amor a camiseta não faz! Saudações gremistas. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! O amor a camiseta, ao Clube, à Pátria faz com que a vida da gente tome maiores e melhores sentidos!!!

      Excluir
  10. Fausto, gostei muito de tua história. Eu não sabia que eras tão bom escritor. Vou ler todos os deixei de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado dona Vilma. Acessando o link, dá para ler todos as 112 crônicas, conto que tenhas uma boa leitura e passe adiante...

      Excluir
  11. Os belos comentários já publicados me deixam poucos argumentos para acrescentar mais relevância ao assunto e aguardamos o livro. Sucesso é meu desejo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler e comentar. (Na próxima, coloque seu nome para eu identificar a origem...

      Excluir
  12. As suas crônicas viraram um vício, fico aguardando as quintas para ler. Vi a sua entrevista sobre o acidente. Foi maravilhosa e vc está muito bem. Com certeza Deus lhe deu uma nova chance, vc nasceu de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kátia! Podes "consumir" a vontade que não causa dependência química!!! Heheheh...

      Excluir
  13. Grande Fausto! Excelente essa crônica.
    A sua entrevista, foi digna de passar em horário nobre no Canal 12. Por momento, confundi quem era o repórter e o entrevistado, diante de tanta facilidade em relatar e detalhar os fatos ocorridos neste dia.
    Parabéns meu amigo. Aguardamos o livro.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ler meu amigo Cristian! E mais ainda pela bondade de teus comentários! Fraterno abraço!

      Excluir