124) Ushuaia é tão Interessante Assim? [Parte I]
Essa Crônica se valerá de uma das mais desafiantes viagens de turismo rodoviárias que fiz. Foi em em 2004, pelo quanto que foi interessante e pelo longo período com seus 4.372,6 km de estradas rodadas para cada percurso, o que totaliza 8.745,2 km rodados de Porto Alegre ao destino final, mas com um muito confortável ônibus leito. Não por sorte, mas por me antecipar à reserva, ficamos sentados nas poltronas 3 & 4, com a visão panorâmica que o para-brisa do “andar de cima” do carro proporciona!
Inicialmente fiquei preocupado com a extensão do programa, afinal eram 20 noites de excursão, 30/jan a 18/fev. Felizmente na apresentação a empresa de turismo me tranquilizou assegurando que seria apenas uma noite a bordo. Fiquei aliviado. Pernoites em bons hotéis toda viagem, um com reconfortante café da manhã de primeira categoria! Após a viagem fiquei absolutamente convencido de que fazê-lo em programa aéreo é errado! Afirmo convicto: “Chegar ao destino é o objetivo, mas curtir a percurso é o que realmente vale a pena!”
Foram muitas localidades interessantíssimas, onde se hospedava por duas ou até três noites, a começar por Buenos Aires – primeira parada - na sequência Viedma, Comodoro Rivadávia, Rio Gallegos, Punta Arenas e finalmente Ushuaia. Retorno com novas paradas em Rio Grande, Puerto Natales, Punta Tombo, Torres del Paine, El Calafate, Viedma, novamente Buenos Aires e chegada em casa, Porto Alegre. São muitas atrações nessas localidades, mas apreciar o rodar em si é de fato fantástico!
Não
fugindo da provocação inicial que o título dessa crônica enseja, eu afirmo que
a localidade Ushuaia é por um todo diferente, linda! Considere-se que é a cidade
mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1.000 km., a Antártida.
A cidade relativamente pequena com uns 60 mil habitantes localizada entre
montanhas dos Andes e Canal Beagle, divisa entre Argentina e Chile. Embora assemelhada
com alguns portos já conhecidos do extremo Sul do Chile, Puerto Mont e Puerto
Varas!
Entretanto eu me reservo o direito de eleger Punta Tombo, como a segunda parada mais interessante. Um guia turístico local é contratado a nos conduzir em ônibus próprio por “rípios” (estrada de chão, pedregulho e sem asfalto...) até o litoral, onde o Oceano Atlântico reserva uma ou duas baias, com não mais de dois quilômetros, onde uma colônia de pinguins vem passar o forte do Inverno e reproduzir! O “guia argentino” informa que ali se agrupam até três milhões de pinguins, mas com um curioso complemento:
- Bueno, todos partem de volta para a Antártida unidos, o que “nessa época” corremos o risco de ao chegar lá, já terem partido e a praia deserta!!!
Lógico que o interior do ônibus emitiu um sonoro Humm... Para que todos nós na sequência incrédulos, ficássemos pasmados ao ver na chegada a presença de uma colônia absurdamente imensa de pinguins! Não os contei, é claro, mas provavelmente o guia estava absolutamente correto: Estavam todos lá, para nossa alegria e um verdadeiro choque com tamanha população de pinguins!
Algumas cercas e pequenas pontes de madeira em meio a eles, limitando a circulação humana e a recomendação de jamais tocá-los, pois eles, os animais não dão a mínima para nós, os humanos! Se alguém tocar ou agarrar um animal de tamanho carisma, talvez a reação nem seja hostil, entretanto o animal estará condenado pelos seus pares... Acontece que se no acariciado animal tiver um “toque humano”, nosso cheiro nele estará aplicado o que o fará rejeitado definitivamente pelo seu bando. É como condená-lo à morte. Pode ter um pouco de exagero dos profissionais de turismo ao afirmarem isso, de que nos fazem tão fatal recomendação, mas por que arriscar a “vida do outro, né”?
Qual
a que mais gostei? Bom. Melhor contar na próxima semana, pois aqui faltou espaço...
Adorei este passeio e foi emociante
ResponderExcluirPasseio fantástico! Parabéns!
ExcluirMuito interessante. até dá vontade de ir...
ResponderExcluirMaravilha de passeio! Excelente crônica! Parabéns. Bidart
ResponderExcluirBelo passeio...Parabéns...Abraço do amigo Gustavo.
ResponderExcluirMuito bom !! Boa experiência!!
ResponderExcluirUm lugar espetacular. Não conheço e não tenho mais disposição de ir. Feliz de quem conhece.
ResponderExcluirBelo passeio! Já q não fui estou curiosa p saber do restante da viagem..! Abração!
ResponderExcluirTambém ficaria assustada em passar 20 dias dentro de um ônibus. Não sou amante de "excursões". Mas algumas merecem um pensamento a mais.
ResponderExcluirLindo passeio.
Que viagem fantástica!! Adoro excursões! Parabéns!
ResponderExcluirDeve ser lindo!!! Tenho que ir antes que o mundo derreta! 😐
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns meu querido ir...
ResponderExcluirFantástico esse tipo de viagem! Espero que a Argentina volte em breve o que sempre foi, um país rico e próspero!!! Está perto!!
ResponderExcluirMuito bom, excursao tem seu falor, ainda mais com parceira agradável
ResponderExcluirVer os pinguins realmente deve ser incrível!
ResponderExcluir