quarta-feira, 18 de setembro de 2024

172) Lee Iacocca e a Indústria Automobilística Americana.

Na Crônica que escrevi em quinze do mês de agosto/24, discorri sobre o apelo “made in Japan” e lá comentei: Vê-se claramente a indústria americana fragilizada e a europeia fortemente ameaçada! Acontece que não é a primeira vez. Americanos praticamente inventaram o automóvel a gasolina, evoluíram gigantescamente, mas vez por outra entram em crises espantosas.

Há uma vertente de que o primeiro automóvel movido à gasolina, foi construído pela alemã Benz. O Construtor batizou seu carro com o nome da amada esposa, Mercedes! Daí o surgimento de uma das mais aplaudidas marcas de veículos, Mercedes-Benz

Voltemos aos Estados Unidos: - Na década de sessenta, os americanos mergulhavam numa fase terrível com sua indústria de automóveis, precisamente com o avanço das japonesas Honda, Toyota, Nissan e Suzuki. A Ford foi – daquelas que sobreviveram – palco de uma recuperação milagrosa, por um novo direcionamento conduzido pelo ascendente Italiano Lee Iacocca, “Chair man” da Empresa. (Hoje o apelido seria CEO!) Nessa época todo carro americano era de grande porte, daqueles que nós gostávamos de jocosamente chamá-los de “banheirões”. Caros e de alto consumo de gasolina!

Pois o “Milagre da Ford” ocorreu em 16 de abril de 1964 com lançamento de um carro de porte médio, o icônico Mustang. Sua venda atingiu cifras impressionantes e tinham no preço de US$ 2,368.00 um convite muito atraente. Em seu primeiro ano no mercado somaram 418.812 vendas. Um recorde da Organização. Hoje, um Mustang GT 5.0 - V8, começa em US$ 41,960.00, enquanto seu oponente, o Camaro da GM em modelo básico, dez mil dólares a menos!


A História da Ford se confunde e se mistura com seu criador Henry Ford e nessa época mais recente com Henry Ford II, foi ele que sequer fora sócio majoritário da Ford, em um arroubo de um ciúme infantil, demitiu Iacocca.  Foi num jantar com a diretoria, que surtou alegando conspiração e se retirou do local rosnando:

- Ou ele ou eu! Vocês têm vinte minutos para decidir!

Saiu intempestivamente da sala... Em consequência Iacocca era demitido nesse  1976. A herança da “cabeça dura”, vinha de seu pai: - Lembro um fato histórico dito em sala de aulas, enquanto na Faculdade, da célebre reunião em que todos executivos da Ford lutavam bravamente discutindo com o velho e teimoso Mr. Ford, de que deveriam fabricar carros de outras cores, não UNICAMENTE na cor preta, como ele exigia. Diante de tantas provas em especial com o fulgurante crescimento da arquirrival GM-Chevrolet, produzindo em tantas outras  cores, o teimoso contumaz, finalmente "cedeu":

- OK! Se é o que vocês insistentemente querem, podem fabricar carros de qualquer cor, desde que seja preta!

Ponto final! Reunião encerrada! Hilário. Até parece piada, mas a história registrou como ponto decisivo para que a Ford jamais assumisse a liderança automobilística mundial. Essa, cedida a GM, nessa época já recuperada do período entre-guerras por Alfred Sloan – o maior gênio que jamais existiu no ramo de automóveis – definindo até hoje a grandiosidade dessa Indústria Americana. Em termos mundiais persiste na troca de liderança com a Japonesa Toyota e assim vão disputando dólar a dólar seus bilionários faturamentos. Próximo está, a concorrência dos carros de motorização elétrica, que só não será total, enquanto os produtores de petróleo dominarem o mercado da lucrativa exploração e venda de combustíveis fósseis!

Lee Iacocca volta glorioso ao cenário dos fabricantes de automóveis no mesmo ano de 1976, com a pesada missão de recuperar outra Americana, a Chrysler, num buraco muito profundo, quase falida. Longas e discutidas reuniões e ele se incorpora à Organização entrando como Presidente, mas se tornaria ainda mais poderoso, como Presidente do Conselho e Chefe Executivo, no dia primeiro de janeiro de 1980 Recuperou a Empresa e se aposentou em 1992. Foi considerado por fim, como o homem que recuperou a Ford e Chrysler em diferentes momentos.

Disputas na busca de destaque, poder, vitrine, sempre foram burras e é de minha total convicção, que no comando de qualquer instituição, seja pública ou privada, o orgulho pessoal deve ser banido, deixado definitivamente de lado, ou a decadência estará garantida! 


10 comentários:

  1. Gratidão por tanta informação que desconhecia, ainda mais que trabalho neste ramo, muito obrigada.

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  2. Uma aula de informações. Obrigada, pois gostei de saber.

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  3. Crônicas do Fausto é cultura. Não sabia nada disso, grata pelo conhecimento. Abraço primo!

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  4. Quanta informação preciosa! Obrigado, amigo. E parabéns por mais um excelente texto! Bidart

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  5. Li o livro do Iaccoca Fausto quando estava na faculdade de administração. Já faz muito tempo. Um verdadeiro exemplo de boas práticas de gestão que valem até os dias atuais em qualquer ramo de negócio. Porém nobre amigo Fausto, a tua capacidade de sintetizar o propósito do livro é fantástica, muito obrigado por compartilhar comigo informações que eu não sabia e que passaram desapercebidas por mim nesta obra prima.

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  6. Li o livro do Iaccoca já há algum tempo e vc narra brilhantemente informações valiosas desse ramo de negócios. Obrigado por compartilhar.

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  7. PARABÉNS !!! Retrato fiel da história... abraços.

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  8. Parabéns meu caro amigo Fausto, continuas brilhante, abraços

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  9. Informações com precisão e bem detalhada, esclarecendo a gente.
    Obrigado, vizinho Fausto!

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  10. Não sabia da missa a metade! Muito bom primo! ❤️

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