quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

92) Afinal, Quem Exagera Mais?

Há duas semanas publiquei uma crônica descrevendo meus encantos pela Argentina. Seus Lagos Adinos no Oeste e lá também está a parte mais elevada da Cordilheira dos Andes, suas geleiras milenares! No Leste, sua "colônia temporária" de mais de um milhão de pinguins em Punta Tombo onde os animais vêm "namorar" e é ainda, a Nação mais próxima da Antártida. Em Perito Moreno eu assisti, para mim, o maior espetáculo da Terra, que é a ação de degêlo numa imensa geleira. Suas rodovias da melhor pavimentação e traçado que dá prazer de dirigir, mesmo em grandes distâncias e finalmente a não menos encantadora Buenos Aires!

Pois a Capital sempre nos reservou surpresas e atrações das mais curiosas e muitas vezes surpreendentes como o “Cementerio da Recoleta”, onde está sepultada a enigmática Eva Peron. A curiosidade maior desse Campo Santo, são suas sepulturas com portas de vidro que exibem abertamente as urnas ali depositadas e plenamente preservadas. Chega a ser tétrico! Dá arrepio... 

 O elegante Puerto Madero e por aí vai. Indo a Buenos Aires a obrigação de todos turistas é sorver o néctar dos deuses que lá produzem através de sua esmerada cultura de boas uvas

com seus vinhos, especialmente os vinhos tintos! Se eu for falar da comida, não há nenhum exagero em dizer que as melhores carnes do Mundo estão na Argentina!

Não é propriamente necessário ir a restaurante sofisticado, como os do Porto Madero para comer muito bem e encontrar, à exemplo de algum dos Palacio de las Papas, um “bife de chorizzo al punto”, que só de lembrar, me corre água da boca! Nesses restaurantes, a grande especialidade é o modo de fritar as batatas: Peça “papas suflê”! Trata-se de um corte tipo chips em fatias, cujo segredo está na fritura e é inviolável. O resultado é que ao fritar essas fatias inflam misteriosamente e as fatias se tornam algo parecido com bolas de ping-pong! Crocante e de um aspecto único, não há melhor acompanhante àquele bife de chorizzo já citado! Uma delícia!

Aqui é comum dos turistas clamarem pela misteriosa receita, no que o gentil garçom responde prontamente afirmando, com algum deboche, que é muito simples e a partir dali, discorre umas cinquenta recomendações que tonteia e elimina a curiosidade do turista, que claramente percebe que o malandro só está enrolando, com um discurso mentiroso e absurdamente longo... Desista!

Caminha-se prazerosamente por todo Centro Histórico da Cidade Portenha. Comece pela Calle Florida de tantas lojas, boutiques e o muito charmoso Shoping Atlântico! O caminho

é sempre em terreno plano. Uma esticada num domingo pela manhã, a começar pela Praça San Martim até a Casa Rosada. O Mundo desfila ali e são muitos idiomas a se ouvir. Prossiga depois em rua paralela no mesmo sentido, indo até ao Mercado San Telmo onde são expostos e colocados à venda uma inimaginável coleção de antiguidades, cristais etc, com preços bem razoáveis! Para quem aprecia ir às compras, aqui se esbalda e realiza plenamente!

Defronte, é a Praça San Telmo com vários pequenos shows de tangos permanentes! Numa das esquinas dessa praça, é montada uma Típica, por incrível que pareça, até com um piano de cauda! Em outro plano, os dançarinos, mesmo com música gravada dançam e dão seu gracioso espetáculo! Geralmente o dançarino é um senhor com seus sessenta anos de idade, dançando com uma menina de dezoito, essa por sua vez acompanha o Mestre com o charme e sensualidade de suas vestimentas com grande economia em tecidos! Em outras palavras, minissaias mostrando a junção superior de seus membros inferiores. É. Mostrando a calcinha mesmo, para a baba e alegria dos “tarupidos”! (Adjetivo que une tarado com estúpido...) Em dias mais quentes o cheiro de cerveja paira no ar! São muitos bares ao redor, para mesmo em pé, se tomar algumas das boas cervejas argentinas ou chope!

A Praça também reúne muita gente solitária que vai para lá com o propósito de conversar e é um bom momento, para quem gosta, de puxar assunto a melhorar o idioma espanhol, desde que esteja preparado para ouvir longas lorotas e a expressão do complexo de superioridade de alguns passantes por lá! Ouve-se avalanche de vantagens que a cidade tem sobre o resto do Mundo: É o orgulho de ter na Av. 9 Julho, a mais larga do Planeta; Messi o melhor jogador de futebol do Mundo! Maradona? Não. Esse é apenas o semideus do futebol! Tudo na Argentina é exageradamente grandioso, imenso! 

Num diálogo livre leve e solto que tive, ousei e perguntei ao argentino se me conhecia?

-¡Por supuesto que no!

 -¡Soy el hijo de la doña Olga! Ahora si, me entiendes la razon de que toda Buenos Aires me conoce!?

Diante do meu exagero, percebi que o derrotei! Coitado, se sentiu diminuído, virou as costas e decepcionado como os competidores do “Festival da Mentira” amargam suas a derrotas! Se mandou de perto de mim...

Na verdade, esse diálogo “eu acho” que nunca existiu, mas adoraria tê-lo vivido. Queria ver a transformação do olhar do gajo, afinal de contas se eles gostam tanto de se auto enaltecer, essa seria minha vez! A minha glória suprema...

Concluo com o lado sério desse País, pois quem tem informações da situação econômica, política e social de hoje, fevereiro de 2022, reconhecerá que estou escrevendo de um passado com mais de meia década de distância. Aquela Argentina com todo seu elegante estilo europeu, pertence à memórias de um passado um pouco distante, lamentavelmente!

6 comentários:

  1. Ler as crônicas do blogleiro Fausto Diefenbach é quase sempre um diletantismo estético, onde ele mistura a literatura e o tango, cantado e dançado artisticamente. Na leitura de hoje se faz um passeio pelas pontos turísticos da bela Buenos Aires com seu povo e sua cultura. Como diz o Fausto, Aquela Argentina com todo seu elegante estilo europeu.

    ResponderExcluir
  2. A muitos anos atrás,
    Disse a um argentino que enaltecia a cultura de seu país, em comparação com o nosso Brasil.
    Escutei-o, e lhe disse isso: Meu amigo a Argentina não existe. Pois o PIB- da
    Cidade de São Paulo, não o estado é maior que de toda a Argentina. O " caboclo", não gostou.
    Mas não contestou.
    Eu por minha vez gostei!

    ResponderExcluir
  3. Buenos Aires é muito encantadora. Tem uma excelente gastronomia e muitas coisas para se fazer e ver. Vc descreve bem todos os pontos importantes da cidade. Adoro suas crônicas!

    ResponderExcluir
  4. Tudo maravilhoso! Principalmente para ti, que tem um cérebro privilegiado , consegue deixar registrado tudo de bom que uma viagem nos proporciona. PARABÉNS..

    ResponderExcluir
  5. Eu já gostei muito de Buenos Aires mas hoje iria para outras cidades.

    ResponderExcluir