quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

93) Os Encantos do México!


Acho que meus Leitores já “desconfiaram” da minha obstinada atração às viagens! Conhecer novos locais, novas culturas e hábitos de alguns povos por esse mundo afora. Não foram tantas viagens, mas tenho plena convicção de que se não tivesse feito, hoje eu teria uma sobra de caixa/poupança muito volumosa, que eu iria usar onde mesmo? Certamente em viajar... Então acertei pois já as fiz e continuarei fazendo a enriquecer por dentro. Fiz minha vida cheia de novas experiências e alegrias muito bem distribuídas e posso afirmar que minha felicidade de viver foi plena e continuará sendo, principalmente enquanto tiver fôlego e músculos para caminhar bastante, bem como ter paciência para enfrentar as coisas erradas que sempre ocorrem, seja no aeroporto, no automóvel, na reserva de hotéis e assim por diante! Exige-se uma reserva de bom humor para esses momentos negativos, é o maior segredo a dar alegria às estradas e aeroportos!

Durante o período de Representante na IBM fui de muita sorte em vendas, e isso premiava todo ano de uma ou até duas vezes a viajar, geralmente ao exterior, sempre a lugares de extremo bom gosto, valor cultural e um bom apelo turístico. Numa realidade que viajar ao Exterior com despesa paga, facilita sempre a uma “esticadinha” a outros novos locais! 

Meu primeiro prêmio, foi à cidade de Acapulco no México (depois ainda tive uma segunda oportunidade nessa encantadora cidade ao Oeste (Oceano Pacífico) do México, onde existe o deslumbrante hotel "Acapulco Princes"! Assistir aos Clavadistas de La Quebrada que fazem um salto ornamental espetacular em meio as rochas, vale a pena! Pode-se vê-los durante o dia ou um salto noturno, com local muito bem iluminado.

Numa dessas esticadas, foi junto com os colegas Rug & Bicaco, meu segundo evento em Acapulco. Na sequência, dentre outros locais, dedicamos um longo final de semana na Capital, a Cidade do México. Nessa imensa cidade, hoje com quase nove milhões de habitantes, só se torna atraente se for no Inverno, pois a cidade que é uma imensa cratera, o gostoso vento refrescante não existe. É constante um estado de cerração seca, ar carente de humidade e muito poluída, sufoca, mesmo em Estação Fria!  

As atrações são muitas. Visitar museus importantes, as Pirâmides Astecas e ainda os Museus à céu aberto: - Os sítios Arqueológicos! Vivencia-se um pouco da fenomenal Cultura Asteca. A alegre música mexicana, mantém o astral em alta toda vez que se encontra os grupos de Mariachis

, a tocar seus instrumentos “metais”! Faz-se ouvir de longe e nos provoca a entrar no compasso ensaiando passos da dança nativa. Povo alegre transmite seu Estado de Espírito instantaneamente! A descontração e alguns estímulos etílicos, converte tudo em alegria plena!

O lado pobre, humilde, cheio de sonhos de um dia migrar para os EUA? Isso eu prefiro deixar de lado nessa crônica, escreverei em outra ocasião, por se tratar também da realidade mexicana... A verdade é que a miséria também é muito presente!

Num domingo pela manhã, depois de visitar a monumental Catedral, fomos conhecer o bairro do Mercado São João, onde nos recomendaram um bar muito especial para tomar cerveja. O local é destinado a TOMAR CERVEJA! Muita cerveja e nada servem além dessa bebida. Nem um biscoitinho!

Trata-se de um salão com presença unicamente masculina, de uns 40 metros quadrados, todo em azulejo bem limpo, mesmo assim, com forte cheiro da bebida e fumaça de cigarro no ar. Não há mesas nem cadeiras para se acomodar. Tem um grande balcão em mármore onde servem a cerveja Tecate em latas vermelhas acompanhada de um limão siciliano cortado em quatro mais um pires com sal fino. O método de beber faz parte do protocolo local: -  No sulco da parte superior da latinha, lata aberta, coloca-se uma pequena quantia de sal – a gosto – e espreme-se o limão até transbordá-la e se inclina na boca para a mistura ser deglutida prazerosamente! Fica uma delícia! Por menor que seja o hábito de beber, com essa alquimia toda, a gente vai longe...

Para "quem vai longe" com muitas latas, o bar tem estrutura apropriada. Quando se está em pé defronte ao balcão a beber, há nesse balcão, uma canaleta de uns quinze centímetros em aço inoxidável entre o balcão e cliente com água corrente, (Urinar, nem pensar!) alguns dizem que é para cuspir, mas na realidade é para "lançar", mesmo... Seria muito nojento, mas felizmente não presenciamos seu uso prático!

Melhor ainda é beber com certa moderação e assistir o comum, o regular: - Ouve-se um ruído de queda e lá está um mexicano “podre de bêbado” que se esparramou pelo chão! Um garçom assiste gentilmente arrastando-o contra a parede e ali permane sentado no chão quando a sua heroica esposa tem permissão para entrar se colocar em ação. Sua dedicada esposa, que estava ao lado de fora aguardando pacificamente o encerramento da bebedeira do seu amado e querido esposo, presta-lhe os primeiros socorros e quando der, retorna ao Sacrossanto Lar! Lembrem, nesse recinto mulheres não entram. Todas esposas aguardam pacientemente ao lado de fora e entrarão somente quando der essa "casual emergência"! Não é um lugar perfeito???

Quando ficamos satisfeitos com o show permanente e o estômago já anunciando que era o suficiente de cervejas para aquele dia, fomos em busca de um restaurante para almoçarmos. Veio a nova surpresa da Cultura Local: Restaurantes servem almoço somente depois das 15:00hs, pois do meio dia até então, está reservado esse nobre horário à sesta! Isso mesmo que vocês leram, donos de restaurante e seus funcionários estão sesteando!

Quase me mudo para lá, a dar vazão aos meus momentos - pós almoço - de lânguida preguiça latina! 

Um "Viva ao México"!


6 comentários:

  1. Que maravilha Fausto, sempre viajo um pouco com tuas crônicas, sou um amante inveterado de viagens, só me faltou o numerário para realiza-las como eu gostaria... Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Esposas do lado de fora??? Aiaiai… entrava com um porrete!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  3. Que bizarro, esposas do lado de fora kkkkkk. Essas sua viagens tem sempre coisas pitorescas para relatar. Viva!!

    ResponderExcluir
  4. Eles são muito alegres!E as mulheres umas santas .

    ResponderExcluir