terça-feira, 18 de novembro de 2025

 204) Termas de Aguas Calientes - Puehue, Chile!

 Escrevi “Aguas” sem acento no “A” a manter o nome original do local, identificando também seu País, porque com o mesmo nome e grafia, também há uma localidade Inca, no Peru, homônimo, ao lado de Machu Picchu, na Província de Urubamba. Idêntica característica de suas deliciosas águas minerais naturalmente aquecidas fazendo do banho de imersão único, uma maravilha!

 Em viagem ao Circuito Andino de dezembro de 2005, rodando acima de sete mil quilômetros no total, dirigia meu Mercedes Classe A, de suspensão dura gerando uma estafa muscular imensa. Dores diversas considerando uma média de oitocentos quilômetros rodados ao dia, é absolutamente justo a reclamação do corpo. No meu caso, “ele” reclama muito e relaxa só depois de um Dorflex!

 Ao acaso, um prêmio glorioso em mais ou menos na metade da viagem numa parada para descanso ao meio da tarde, sul do Chile, encontramos as Termas de Aguas Calientes, Puyehue. Fica a novecentos e trinta quilômetros ao sul de Santiago – Capital. A cidade é minúscula e a parada foi de um pernoite. Dia seguinte rumo a Villa La Angostura na Argentina, depois Bariloche, etc...

 Um descanso mui merecido: Hotel encontrado – sem reserva - tinha piscina semiolímpica com água quente e não era morna, um mergulho nela foi para repor a alegria e esquecer as dores lombares, nas pernas e naquela parte alta e mais gorda da perna chamada de bunda! Já na área externa do hotel, um riacho pedregoso de águas limpas, cristalinas e deliciosamente quentes. Diversas fontes vulcânicas entre as pedras das suas margens borbulhavam jorrando sua revigorante água em meio a um vapor que identificava sua temperatura! Foram horas de inesquecível e deliciosa imersão!

 Área toda do hotel era praticamente encostada em uma “parede” de rocha imensa típica dos Andes de uns cem metros de altura. Após aquela sequência de banhos quentes, voltamos à romântica cabana a nos preparar para o jantar. Elaine – nas horas vagas é minha esposa – grande parceira para viagens de longo curso, não deixa dar sono nunca!

 Ao sairmos da cabana em direção ao prédio do restaurante, a camareira toda sorridente perguntou se deveria acender a lareira. Trocamos um olhar curioso pela pergunta meio fora do tempo, ou fora de temperatura, pois estávamos num agradável clima de seus vinte e alguns graus, mesmo assim, julgando convenientemente romântico, concordamos!

Duas horas depois, de um jantar com salmão grelhado, coberto de alcaparras e um purê de batatas com farta manteiga, evidentemente harmonizado e com um bom “vinho branco, nacional”, retornamos - ao relento – de volta à cabana! Severo choque térmico. Estava próximo ao zero grau! Confirmado no dia seguinte com gramado ao redor na linda brancura de intensa geada! Fácil entender de quão adequado foi concordar com a lareira a crepitar!

Sul do Chile e Argentina, não é só a Região dos Lagos a encantar! Local para voltar mais vezes, seja no Outono, Primavera ou Verão! Inverno não? É. Talvez não, mas para quem já foi durante o Inverno ao Canadá, talvez curta! Não é absolutamente meu caso. Gosto de frio, mas não precisamos exagerar!


 

 

14 comentários:

  1. Viajar é muito bom, até mesmo para Aceguá

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, viajei junto com vocês, que maravilha.

    ResponderExcluir
  3. Boa estória Fausto
    Ivan

    ResponderExcluir
  4. Adoro frio desde que tendo roupas adequadas... rss

    ResponderExcluir
  5. Sensacional! Viajei com vocês.

    Tida

    ResponderExcluir
  6. Meu querido Kayser, Conterrâneo, Amigo e Irmão, viajo sempre com tuas maravilhosas crônicas. Não tenho nem dez por cento de tua bagagem " viajatícia", mas adoro viajar também sempre que posso, Vila Angustura e Bariloche ficaram na minha memória...Forte Abraço

    ResponderExcluir
  7. Viajar é sempre muito bom! Curtir um banho em piscinas de águas quentes é muito relaxante. Não curto muito o frio, sou mais de sol e mar. Acompanhar as sua aventuras através das suas crônicas é muito divertido.

    ResponderExcluir
  8. Caro Fausto, é bom viajar com vocês através desses belos relatos. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Tu és caminhardozinho , né? Cuidado para não te perderes por aí!! Grande abraço !! Iara Peixoto

    ResponderExcluir
  10. Mais uma excelente crônica, com a descrição de mais uma viagem maravilhosa! Parabéns! Bidart

    ResponderExcluir
  11. Viagem maravilhosa !

    ResponderExcluir