quarta-feira, 31 de julho de 2024

 165) Os Passos Largos da Tecnologia!

Há uma semana escrevi crônica tentando obter uma visão de futuro com base na evolução de alguns Países do Oriente e seu sucesso, quando Culturas disputam posição no Mercado com pesados investimentos e importação de novas ideias consolidando poderio comercial, invadindo nossas prateleiras e pátios com produtos da mais variada utilidade e tecnologia.

Quando o primeiro norte-americano, Alan Shepard Jr., foi ao Espaço Sideral em cinco de maio de 1961, em voo sub-orbital, que durou pouco mais de quinze minutos a uma altitude de 187,5 km, dentre tantas missões a bordo, levava o desafio de anotá-las todas em folhas de papel, numa época em que não existiam os recursos de hoje a dispor de um teclado de pequenos computadores para registro de tantas e importantes informações... A caneta tinteiro ou esferográfica, pela ausência da gravidade, simplesmente não funcionavam. Pois a NASA investiu cinco milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de uma caneta que pudesse escrever naquele ambiente.

Um mês antes, Yuri Gagarin da Rússia foi o percursor em viagens ao Espaço, em 12 de abril de 1961, dando três voltas no Planeta para então voltar, enquanto o americano fez apenas a subida e decida, sem circular a Terra. Mas de todas dificuldades em especial ao da escrita, que exigiu investimento naquela fortuna dos americanos, o Russo levou um bucólico e simples lápis, que tudo escreveu sem nenhuma "briga" com a falta de gravidade!

 

Nesse quesito, a disputa entre as duas Grandes Potências Mundiais, foi hilária, diante desse fato. Os americanos só conseguiram ter uma posição de vantagem em vinte de julho 1969, quando conseguiram a primeira alunissagem (pouso na lua) na História da Humanidade. Fato transmitido pela TV ao Mundo todo, com imagens que mostravam Neil Armstrong dando seus primeiros passos em solo lunar.

- “Pequeno passo para um Homem, mas enorme passo para a Humanidade! ”

Nossa expectativa de hoje é de que esses avanços tecnológicos não cessem jamais, em especial na busca de melhor qualidade de vida, com foco muito concentrado na saúde, boa alimentação e paz entre os Povos! Vimos com frequência alguns recuos ameaçadores e perigosos quando subitamente novas doenças e até epidemias surgem em nosso Meio, somados aos Conflitos Bélicos tão letais, tão graves!

Notável citar em apenas uma área de franca melhoria, que é a alimentar, quando vimos nessa semana, publicação na mídia televisiva de quando o pecuarista ao final da Segunda Grande Guerra, tirava uma média de até três litros de leite por dia em uma vaca leiteira.  Hoje se obtém a gloriosa quantidade de setenta a cento e vinte litros de um mesmo animal! As lavouras? Nem comento, é de conhecimento comum, amplamente divulgado na mídia tradicional, com alguns elogios e pesadas críticas! 

Eu aplaudo! Pois sem comida na mesa não há saúde e os animais, TODOS, lutam entre si e se matam pela sua "presa", pelo seu alimento! E por fim, com fome, não há ânimo/energia para estudar e a educação, o desenvolvimento regride!

12 comentários:

  1. Pouco avanço das relações Humanas isto estamos com problemas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do lápis.
    Funciona sempre e em qualquer gravidade atmosférica. E pode ser apagado em casos mais específicos....
    Bravo Fausto. Ivan

    ResponderExcluir
  3. Quanto conhecimento compartilhado Fausto, gratidão pelo feito.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito esclarecedor. Adorei!!?

    ResponderExcluir
  5. Carlos Roberto Schnorr1 de agosto de 2024 às 09:51

    Parabéns 👏👏👏 pelo texto o mesmo faz a gente voltar ao túnel do tempo, por lado nos mostra tudo o que está por vir aí pela frente, mas vamos acompanhar a evolução, pois não podemos parar.

    ResponderExcluir
  6. O @faustodiefenbach sempre nos surpreende com sua memória. Mantém vivo na sua massa cefálica datas e nomes

    ResponderExcluir
  7. Não apareceu meu nome

    ResponderExcluir
  8. Bahhh amigo Fausto , intelecto impecável 👏👏

    ResponderExcluir
  9. Vc me surpreende a cada texto! Quanto conhecimento, ler as suas crônicas é um banho de conhecimento! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia não pode ser um fim em si mesmo mas algo, isso sim, a serviço da humanidade, onde o ser humano esteja inserido, sob pena de acentuar as desigualdades sociais o que pode não passar de um sonho.
    Bela abordagem, meu vizinho Fausto!

    ResponderExcluir
  11. E nós, sexagenários , correndo atrás das novas tecnologias q andam a passos largos q mal conseguimos acompanhar. Vamo que vamo...

    ResponderExcluir
  12. Tecnologia! Pro bem e pro mal! E a gente que lute! 😉
    Muito bom priminho

    ResponderExcluir