101) Retomando a Escrita
Como interrompi na Crônica número noventa e nove, sem a intenção de chegar ao simbólico número CEM, retomo as crônicas no número 101, desprezando o “100”, porque ele representa conclusão, tipo missão cumprida e entendo que ao escrever, sempre ficará alguma coisa para trás, que não se deve descartar. A vida é uma “Coisa” contínua, cheia de vitórias e derrotas, mas não entro nessa ceara, por ser recorrente, muito batida por outros que também gostam de escrever.
Naquela sequência, nominada “Crônicas de um RIdículo” (assim mesmo com a primeira sílaba, “RI” em negrito e caracteres maiúsculos), porque foram de fato situações em que fui exposto ou auto exposto ao ridículo, ao riso e não existe coisa mais divertida do que rir de si mesmo. Já recomendei experimentar! Não tenham medo e eu posso garantir que é uma decisão no mínimo simpática. Enfatizo aqui nisso, porque também já comentei “daqueles gozadores”, que fazem piadas ridicularizando os outros, pelos seus hábitos, suas tradições e origens que na verdade esses gozadores não passam de um bando chatos!
Lembro meus primeiros meses morando no Rio de Janeiro, trabalhando em sala-de-aulas como Instrutor – muita exposição pública – entre colegas o quanto era provocado pelo meu forte sotaque de gaúcho! No início até me incomodava, mas com o tempo aproveitava para revidar cada sotaque, já que a Empresa de âmbito nacional (até internacional) trazia em sala, todo tipo de sotaque! Ao jogar para a plateia quem tinha a maior diferença, acabava sendo motivo de muita risada, o que tornava um momento único, divertido mesmo!
Hoje em total desuso e até “criminalizado”, a opção sexual, especialmente entre homens, era motivo para muitas piadas, gozações e até humilhações! Isso é passado, felizmente. Por outro lado, a brincadeira envolvendo raça e cor da pele, aí a situação se complica devastadoramente. Pode dar até cadeia!
Nessa fase que começo agora, trarei fatos independentes de serem engraçados ou não, mas que me causaram algum tipo de emoção que mereça ser dividido com mais gente. Então, na semana que vem retomo os trabalhos de escrever e divulgar nesse canal.
Lembrem que não pretendo nem tenho competência para produzir “peças literárias”, que se notabilize pelo uso do bom vernáculo e de um português requintado. Estarei trazendo em especial nos diálogos, aquilo que foi dito de verdade com construção de frases malformadas, que rogo não interpretarem como de “mau gosto”, mas ditos chulos, serão escritos na forma que ouvi, para dividir com todos com autenticidade e nos divertirmos!
Parabéns. Vou ler e comentar
ResponderExcluirPor favor, se identifique para meu controle de leitura, mui grato!
ExcluirParabens ,sucesso, amigo de Jaguari,terra que amo e morei 14 anos, e prazer saber que coloca tua alma no papel,para mim o escritor e um encantador de almas! Um abraco
ExcluirMaravilha!!!!!! Vou curtir cada causo e com certeza comentar. Parabéns amigo!!!!!
ResponderExcluirÓtimo! Vou gostar de ler!
ResponderExcluirBeleza Patrão... vamos curtir e comentar com certeza... abração do "Gurizinho do Aimoré!"
ResponderExcluirPrezado e estimado amigo, estamos no aguardo de tuas publicações, o que nos
ResponderExcluirpreenche o tempo com satisfação. Afetuoso abraço Chico Preto
As Crônicas mais aguardadas do ano, apesar de estarmos no início do ano!
ResponderExcluirNo aguardo da nova temporada!
ResponderExcluirMeu estimado escritor. O grupo de leitor que cativaste ao longo das crânicas passadas estava ávido por novas narrativas, as quais disponibilzas a ele. Parabens.
ResponderExcluir* crônicas
ResponderExcluirBom retorno meu amigo,vamos ler com certeza,abraços
ResponderExcluirEste anonimo é o Eduardo Araujo
ResponderExcluirQue blza Fausto.... é uma maneira de convivermos e identificar fatos e passagens semelhante em nossas vidas
ResponderExcluirQuando descobrimos nossos pontos fortes em qualquer atividade entendo que não é necessária alta performance para atingir um sonho. Escrever é saber transmitir nossas experiências sendo elas muitas vezes educativas ou risíveis. Sucesso.
ResponderExcluirBoa, vou te acompanhar !
ResponderExcluirTida.
Fico aguardo meu amigo!!
ResponderExcluirQue bom que retomastes esse hábito tão salutar de compartilhar com teus leitores experiências por ti vividas. Quando te chamo escriba não é com intenção outra que não seja apenas de expressar que gosto de teus textos como eles vem, sem rebusque literário sofisticado. Mas permita-me dizer que gosto muito de tuas narrativas, e sem querer compará-lo, mas sim o estilo Vargas Llosa e Gabo Marques...3 Abraços
ResponderExcluirEstamos curiosos
ResponderExcluirQue maravilha! Parabéns! Fiquei super curiosa, para acompanhar seu trabalho!
ResponderExcluirParabéns! Com certeza vou ler.
ResponderExcluirLegal! Boa iniciativa, de retomar a publicação das crônicas, e compartilhar com os leitores fatos RIdiculos da tua vida!
ResponderExcluirFeliz pelo retorno de tuas crônicas. Com elas relembro a nossa querida Jaguari e alguns causos q trazem saudades. Abraços, Tânia
ResponderExcluirAguardando ansiosa pelo retorno das crônicas. Um abraço!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa Fausto.
ResponderExcluirLembrando do brilhantismo de tuas crônicas passadas, já estou ansioso para ler a da próxima semana.
Forte abraço.
Parabéns Fausto!
ResponderExcluirParabéns, Fausto! Welcome back!
ResponderExcluirQue bom que retornou!!! Parabéns! 😘
ResponderExcluirAdorei este retorno. Como já te falei curti muito tuas crônicas , gosto da maneira simples que escreves, nos faz parecer que estamos vivenciais aquela cena. Um abraço, amigo. sucesso.
ResponderExcluirGraça
Alemão, está ótimo e não vou me identificar.
ResponderExcluirFico muito gratificado pela sua observação.
Abraços
Que maravilha voltar a ler as suas divertidas crônicas!!
ResponderExcluirFeliz em ter conhecido vc amigo e agora fascinado por ter lido sua crônica legal e divertida
ResponderExcluirNão sei como funciona. Mas pelo jeito o blogspot so identifica quem é tem conta no Google. Seria bonito os seguidores postarem o nome logo abaixo do comentário, mesmo porque, maioria dos blogs tem espaços para esses comentários. Eles Incentivam ao blogueiro e essa conversa é uma forma simples de criar e estreitar o relacionamento com seus leitores.
Excluirsuper contente com seu retorno!!!!!!
ResponderExcluirMuito bom priminho querido! Já li todas! E comentei! Só estou como anônima, mas tudo bem! Coloco meu nome: Lina
ResponderExcluirBeijossss e continue ❤️
Uma parada estratégica para rememorar e voltar a mil.
ResponderExcluir